DESTAQUEDESTAQUESGERALNOTICIAS

GRANDE ATO PÚBLICO MARCA A ABERTURA DA II CONAPE

Ontem, 15/07, foi mais um dia de construir história; milhares de educadores e estudantes realizaram uma marcha pelas ruas de Natal exigindo uma educação melhor para o nosso Brasil. O ato marcou a abertura da II CONAPE – CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO. A primeira aconteceu em 2018 em Belo Horizonte e foi determinante para a formatação do atual FUNDEB, especialmente no que tange ao seu caráter permanente e constitucional. Esta mira no próximo PNE – Plano Nacional de Educação, já que a vigência do atual se encerra em 2024, porém não deixa de tratar do atual, que ainda tem muitas metas a serem cumpridas. Assim como em 2018, agora, o SISE se faz presente levando sua contribuição para a construção de uma educação melhor para o nosso país.

 

A CONAPE é organizada e financiada por 45 entidades (VEJA A LISTA) da sociedade civil, envolvendo organizações que representam todos os níveis de ensino do país, envolvendo todas as modalidades da educação básica, superior e técnica como também contando com convidados da América Latina. Obviamente, o movimento estudantil se faz presente, tanto secundaristas como universitários.

 

O SISE participa do evento atendendo à convocação da CNTE, uma  das organizadoras e que tem o seu presidente licenciado Heleno Araújo como Coordenador Geral do FNPE – FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO, entidade que coordena a conferência. O presidente interino da CNTE Roberto Leão, resumiu assim o ato de abertura:

 

Este ato é resultado do esforço coletivo, de todos e todas que se interessam em discutir educação no nosso país, porque sabe que é fundamental para ter um país alegre e justo. Tenho certeza que vamos fazer grandes discussões sobre a escola pública que queremos na Conape e para que o sonho de Paulo Freire se torne realidade: uma escola que liberte e não adestre

 

A programação (VEJA AQUI) prossegue nos dias 16 e 17. Espera-se construir um documento final com propostas que direcionem para uma educação fundada em alguns princípios defendidos pelas entidades participantes, que seja pública, democrática, diversa, laica, inclusiva e de qualidade.

Mais detalhes podem ser vistos nos links abaixo:

 

https://fnpe.com.br/

https://fnpe.com.br/artigo-a-conape-como-espaco-de-mobilizacao-e-luta-pela-educacao/

https://fnpe.com.br/conape2022/

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/75165-nas-ruas-de-natal-mais-5-mil-pessoas-participam-da-marcha-politica-e-cultural-de-abertura-da-conape-2022

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Precisa de ajuda? Converse conosco