Postado por em 14-10-2017 Imprimir . A+ . A-

Dia 15 de Outubro

125852_c540_1115 de Outubro é o seu dia professor e a tarefa mais difícil hoje é encontrar o que comemorar: o que comemoraríamos?   Baixos salários que desvalorizam a sua qualificação profissional, precárias condições de trabalho e jornadas exaustivas; turmas superlotadas; ausência de políticas de formação inicial e continuada adequadas às necessidades; violência e adoção de modelos empresariais de gestão que consideram o professor como obstáculo à melhoria da qualidade do ensino, e desrespeito ou a precarização e a perversidade do sistema educacional brasileiro? 

 Estamos convencidos de que não há conquistas nem avanços para se comemorar no dia de hoje, percebemos que  é necessário redirecionar a nossa caminhada. Buscar novos horizontes que apontem para a superação das desigualdades sociais, que assegurem a reparação da dívida acumulada com a maioria do nosso povo. Fortalecer a nação brasileira para que todos nós possamos assumir o protagonismo nos vários aspectos da vida nacional, e para que cada cidadão e cidadã encontrem na escola pública um espaço de construção de conhecimentos. 

E é nessa direção que conduzimos a nossa luta cotidiana. Combatendo as políticas que priorizam maquiar a realidade em detrimento de transformá-la. Contrapondo-se?à lógica daqueles que consideram cada estudante um simples número nas pesquisas nacionais. Conscientes da importância do professor, do seu papel estratégico na sociedade na luta por uma educação pública de qualidade social, com profissionais efetivamente valorizados, com a luta permanente pela superação do projeto de dominação das classes populares, concebido pelas elites, no processo histórico de construção do modelo educacional brasileiro, oportunizando que através da educação os nossos alunos sejam preparados para a vida, tendo na escola uma oportunidade concreta para a ascensão social e um futuro promissor. 

Aí então comemoraremos neste dia a nossa luta, a nossa coragem e o nosso empenho na construção de um país mais justo e igualitário, pela democratização do ensino e por uma educação pública de qualidade socialmente referenciada, assim comemoraremos sempre o dia 15 de outubro, apesar de tudo que ainda precisamos conquistar. 

Parabéns professores vocês são verdadeiros guerreiros!

Homenagem do SISE a todos os professores.

. Comentários (0)


Deixe seu comentário

CUT
CNTE
fespumed-bahia