SISE TRAZ ESPECIALISTA DE RENOME NACIONAL PARA DEBATER IPCF
Em mais uma ação visando a ética e a transparência o SISE, mesmo com todas as dificuldades de agenda, trouxe o renomado Professor Milton Canuto, especialista em Planos de Carreira e adequações previdenciárias, autor de várias dessas peças Brasil a fora. Amplamente experimentado nas lutas sindicais Canuto já fez parte da diretoria da CNTE e tem longo histórico de atuação na sua cidade e no nível estadual por meio do SINTEAL.
Foi feita uma análise mais ligeira sobre a emenda à Lei Orgânica e sobre a Previdência Complementar, porém, o maior destaque foi o Projeto de Lei Complementar que pretende estabelecer as regras de transição dos atuais servidores. Além de ter sido objeto de estudo de um Grupo de Trabalho que propôs algumas emendas ao texto no dia de ontem, segunda (20), o PL foi amplamente discutido na Assembleia de hoje, terça (21). Canuto, com intervenções pontuais do Dr. Helder, especialista contratado pela prefeitura, fez um resumo bem didático das mudanças que mais importam. Ao final da sua brilhante fala, forma feitas mais de uma dezena de questionamentos pelos presentes, todos prontamente respondidos. Agora o texto do PL que já foi protocolado deve ser lido, debatido e aprovado nos próximos dias. Visto que o prazo de adesão ao parcelamento excepcional acaba dia 30/06 e os elementos discutidos hoje são imprescindíveis para a homologação do parcelamento, que tornará compulsório o pagamento da dívida acumulada. Assim que forem feitas as leituras na Câmara, disponibilizaremos os textos aqui.
A lamentar a ausência de sócios que durante este complexo processo fizeram críticas infundadas ao SISE e seus dirigentes e, sem nenhuma justificativa, se ausentaram deste debate qualificado. Talvez, os únicos lugares em que estas pessoas encontram legitimidade para falar é em suas redes sociais que, que julgam terra sem lei, ou em eventos que pecam contra a democracia promovidos por outras entidades. Outra ausência relevante é a dos(as) outros(as) vereadores(as), mesmo tendo recebido o convite por meio de aplicativo de mensagem juntamente com o Edital da assembleia, inclusive de quem tem obrigação estatutária de participar. A única edil presente foi a Vereadora Marilândia.
Na oportunidade, por unanimidade, os sócios presentes indicaram o presidente Maurício Hermógenes foi indicado para representar o SISE como delegado observador da II CONAPE que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de julho em Natal – RN. O evento determinará como as principais entidades da sociedade civil irão propor a educação brasileira em todos os níveis para os próximos 4 anos.
SID/SISE
Deixe seu comentário