3º ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”
Leonardo Da Vinci
Aos 28 e 29 dias do mês de Setembro na Escola Armindo Simões ocorreu o 3º Encontro de Formação Sindical sendo ministrado pelo Formador Marcelo Francisco P. Cunha de Brasília. O Fascículo estudado o 3º do 1º Eixo.Esse Fascículo discorreu sobre o tema Economia Política tendo como objetivo trazer a reflexão sobre os problemas básicos da realidade econômica, possíveis fenômenos caracterizados pela escassez relativa dos bens econômicos e fazer os estudo necessário das leis sociais que regem os processos de produção e repartição com o intuito de contribuir para o conhecimento critico dos cursistas.
A formatação do curso se deu em três momentos distintos: Apresentação do itinerário, explanação e discussão dos tópicos e trabalhos em grupos.
Nesse primeiro momento foram apresentados os pontos seguintes pontos que seriam estudados :
- Evolução do pensamento econômico;
- Surgimento da economia política como ciência;
- Economia Política de Karl Marx;
- Teoria Econômica Neoclássica;
- Keynes e Economia Econômica Política do Século XX;
- Neoliberalismo- Um Frenesi liberalista;
No segundo momento, houve por parte do formador questionamentos com o objetivo de levar a turma a refletir sobre:
- Como abordar o tema Economia Política numa concepção que facilite a compreensão da realidade extremamente complexa, como é a realidade social?
- Como discorrer sobre os fundamentos teóricos da Economia Política, que permitam o entendimento das extremas desigualdades que constituem, no mundo mazelento da maioria excluída do processo econômico ?
O terceiro momento se deu com a divisão de grupos, onde os tópicos acima apresentados foram estudados e expostos através de slides e cartazes por cada equipe.Após a explanação foi feito questionamentos partindo da situação economica a nivel nacional fazendo umparalelo a realidade sócio-econômica vivida pela sociedade local.
O encontro encerrou-se com a avaliação do curso e posteriormente com os agradecimentos.
Concordamos com a frase introdutória de Leonardo Da Vinci e esperamos estar contribuindo para essa aprendizagem, tanto do sujeito como da causa que leva esse sujeito em busca do conhecimento.
A direção.
Deixe seu comentário