Postado por em 02-10-2012 Imprimir . A+ . A-

3º ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL

 

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

Leonardo Da Vinci 

 

Aos 28 e 29 dias do mês de Setembro na Escola Armindo Simões ocorreu o 3º Encontro de Formação Sindical sendo ministrado pelo Formador Marcelo Francisco P. Cunha de Brasília. O Fascículo estudado    o 3º do 1º Eixo.Esse Fascículo discorreu sobre o  tema Economia Política  tendo como objetivo  trazer a reflexão sobre os problemas básicos da realidade econômica, possíveis fenômenos caracterizados pela escassez relativa dos bens econômicos  e fazer os estudo necessário das leis sociais que regem os processos de produção e repartição com  o intuito de contribuir  para o conhecimento critico dos cursistas.

 

A formatação do curso se deu em três momentos distintos: Apresentação do itinerário,  explanação e discussão  dos tópicos e trabalhos em grupos.

 

Nesse primeiro momento foram apresentados   os pontos seguintes pontos que seriam  estudados :

 

  • Evolução do pensamento econômico;
  • Surgimento da economia política como ciência;
  • Economia Política de Karl Marx;
  • Teoria Econômica Neoclássica;
  • Keynes e Economia Econômica Política do Século XX;
  • Neoliberalismo- Um Frenesi liberalista;

 

No segundo momento, houve por parte do formador   questionamentos com o objetivo de levar a turma a refletir sobre:

 

  • Como abordar o tema Economia Política numa concepção que facilite a compreensão da realidade extremamente complexa, como é a realidade social?
  • Como discorrer sobre os fundamentos teóricos da Economia Política, que permitam o entendimento das extremas desigualdades que constituem, no mundo mazelento da maioria excluída do processo econômico  ?

 

O terceiro momento se deu com a divisão de grupos, onde os tópicos acima apresentados   foram estudados e expostos através de slides e cartazes por cada equipe.Após a explanação foi feito questionamentos  partindo  da situação economica a nivel nacional   fazendo umparalelo  a realidade sócio-econômica  vivida pela sociedade local.

 

O encontro encerrou-se com  a avaliação do curso e posteriormente com os agradecimentos.

 

 

 

Concordamos com a frase introdutória de Leonardo  Da Vinci e esperamos estar contribuindo para essa aprendizagem, tanto do sujeito  como da causa que leva esse sujeito em busca do conhecimento.

 

 

 

A direção.

 

Deixe seu comentário

. Comentários (Desativados)


CUT
CNTE
fespumed-bahia